No mercado existem, basicamente 3 tipos de nobreaks. Vamos explicar nesse artigo, a diferença destes equipamentos, e suas aplicabilidades.
1- LINHA INTERATIVA
Esse tipo de nobreak, também pode ser chamado de semi-senoidal, senoidal por aproximação, off-line, dentre outros.
Estes equipamentos, na presença da rede elétrica, alimentam a carga, normalmente, e ao mesmo tempo, mantém suas baterias carregadas.
Na ausência da energia elétrica, ele transfere a alimentação da carga, para as suas baterias. Esse processo, tem um t
empo de transferência que variam entre 4 a 8 milissegundos.
Sua forma de onda (frequência) quando está no modo baterias, tem um formato quadrado, ou próximo disso. Embora ela lembre uma rede elétrica senoidal, que varia sua amplitude 60 vezes por segundo (60 HZ), o rendimento e o desempenho dessa onda é baixa, e pode haver picos de tensão abruptos, pode causar ruídos em equipamentos de áudio e evitar que alguns equipamentos funcionem.
Esse tipo de nobreak, é indicado para cargas simples, como modens, impressoras matriciais, sistema de segurança eletrônica, e computadores de uso doméstico.
2- LINHA SENOIDAL
Esse tipo de nobreak, na ausência da rede elétrica local, fornece em sua saída, uma forma de onda idêntica à rede elétrica original, porém de forma mais pura. Com isso, são mais seguros, e eficientes para cargas como: computadores e servidores de empresas, equipamentos hospitalares (alguns), máquinas que possuam sistemas indutivos e capacitivos.
Embora estes produtos tenham uma forma de onda pura na saída, ainda possuem um tempo de transferência de rede para baterias que variam de 4 a 8 milissegundos.
3- ONLINE DUPLA CONVERSÃO
Nesse tipo de nobreak, não há tempo de transferência de rede para baterias, na ausência da rede elétrica. Isso ocorre, porque o inversor está sempre funcionando, alimentando a saída.
Basicamente falando, a energia elétrica alimenta as baterias, e as baterias alimentam os equipamentos, através do inversor. Quando a energia falha, as baterias já estavam alimentando a saída, por isso o tempo de transferência não existe.
Estes equipamentos são de alto custo, porém indicados para cargas extremamente sensíveis, como servidores de grande porte, equipamentos hospitalares de alto custo, e máquinas que sensíveis que não aceitam uma transferência, que seja mínima entre rede e baterias.
Depois de entender um pouco sobre os tipos de nobreaks, já decidiu qual equipamento é o ideal para você?
Caso precise de uma consultoria, entre em contato conosco, e estaremos prontos a lhe atender.